quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cortejo na cerimônia de casamento

A principal tarefa de uma assessora e cerimonialista é descobrir e entender os desejos da noiva, seus costumes, quem são os amigos e como é sua vida. É um trabalho sério que exige o estudo de detalhes que resultará em um casamento harmonioso, onde cada profissional envolvido fará parte de uma celebração realizada em sincronia.

Apesar da confusão no nome da profissão, nem sempre assessora é cerimonialista. A cerimonialista bem preparada conhece todos os passos a serem dados em qualquer cerimônia, de cunho religioso ou não.
Em um casamento, o cerimonial depende da religião dos noivos.

Na igreja católica, o casamento é um dos sete sacramentos, a liturgia prevê dois rituais: Casamento com Missa e o casamento sem missa. Há dois tipos de cerimonial na igreja católica, o Romano ou a não-Romano.

No Romano é obrigatório ter o cortejo, vindo pela nave em direção ao altar, montado de acordo com a importância dos padrinhos. O noivo e seus padrinhos do lado direito, a noiva e seus padrinhos do lado esquerdo. A entrada pode ser intercalada, ou então entram todos os padrinhos do noivo e depois todos da noiva, a uma distância de 1/4 entre cada um.

Depois entra a mãe da noiva com o pai do noivo. O pai do noivo vai ficar ao lado da mãe da noiva esperando ate o pai da noiva chegar ao lado de sua esposa no altar, só então ele se dirigi para o lado de sua esposa.

Ao entrarem o noivo e a mãe, é preciso ser tocada uma música própria. O noivo leva a mãe para o lugar dela e desce, colocando-se de ao lado para esperar a noiva.

Se tiver pajem ou daminhas, elas entram na hora ou mais tarde, na bênção das alianças. Se for daminha e pajem, a daminha leva a florzinha e o pajem às alianças. O pajem entra do lado direito e senta no banco, a daminha do lado esquerdo.

Entra a noiva com o pai: no cerimonial romano, a noiva entra a passos ritmados. Quando chegar à ponta do altar, o pai para, o noivo desce e cumprimenta o pai, que se despede da filha e a entrega ao noivo.

Nesse caso, a noiva oferece o buquê para Nossa Senhora e não o leva para a festa.

No cerimonial romano, os cumprimentos não podem ser simultâneos. A noiva deve começar pela sogra e terminar com a mãe. Após ela terminar, o noivo começa cumprimentando também à sogra e terminando com a mãe.

Na saída, saem os padrinhos, iniciando pela mãe da noiva e formando um corredor humano ao longo da nave, onde as duas mães vão parar quando chegarem à porta. Por último saem os noivos, pelo meio da nave. As músicas devem ser sacras.

No não-romano há diferenças: Os padrinhos podem entrar pela nave ou pela sacristia. Eles não precisam estar na ordem de importância afetiva.

O cumprimento é simultâneo. Os noivos saem primeiro da igreja. A distância entre os padrinhos na entrada, também, será de 1/4 entre cada.

O pai do noivo não fica ao lado da mãe da noiva, ele vai direto para seu lugar.

Música sacra e/ou clássica. Para se realçar a dignidade da celebração do sacramento do matrimônio, uma vez iniciado o ato litúrgico deve ser executada somente música sacra. A Ave Maria deve ser sempre cantada.

Durante a comunhão, caso haja, deverá ser executado um canto adequado à santíssima Eucaristia.

Espero ter esclarecido um pouco de suas dúvidas.

Fonte: http://www.guiamaiscasamento.com/Colunas/Encantar/Como_%C3%A9_feito_o_cortejo_na_cerim%C3%B4nia_cat%C3%B3lica_de_casamento


Um comentário:

Agradecemos seu contato!